top of page
barra interna 2.png

Tumores de Boca

e Orofaringe

1600x1200_heiserkeit.jpg

Tratamento de tumores de boca e orofaringe

 

 

O câncer de boca pode apresentar-se como uma ferida que não cicatriza, que pode causar dor ou não. Normalmente aparece nos lábios, no revestimento interno da boca (mucosa bucal), na língua, gengivas, no céu da boca, embaixo da língua e também na área atrás dos dentes do siso (trígono retromolar).

O câncer orofaríngeo (ou câncer de boca) se desenvolve na parte da garganta atrás da boca, que incluiu a base da língua, o palato mole, os pilares, as amídalas e as paredes laterais e posteriores da orofaringe.

 

O tratamento:

A cirurgia é o tratamento mais utilizado para o câncer de boca e orofaringe podendo ser combinado ou não com radioterapia.

A cirurgia pode causar alguma diferença, ou deformação na face, dependendo do tipo e da extensão do tumor.

Tumores pequenos não costumam causar nenhuma alteração na face, mas, em alguns casos de tumores maiores, é necessário remover parte da mandíbula, lábios, do palato ou da língua. Nesses casos cirurgias plásticas ou reconstrutivas podem ser feitas para melhorar o visual.

Nas cirurgias para retirada dos tumores o acompanhamento de profissionais de fonoaudiologia ajuda na recuperação da fala, da mastigação e na habilidade de engolir.

 

A quimioterapia pode ser utilizada em várias situações:

Combinada com radioterapia pode ser administrada em lugar da cirurgia como tratamento principal.

A quimioterapia é administrada em ciclos, com cada período de tratamento seguido por um período de descanso, para permitir que o corpo possa se recuperar. De forma geral cada ciclo de quimioterapia dura algumas semanas. A quimioterapia é frequentemente administrada junto com a radioterapia, nesse caso é denominada quimioirradiação.

Em pacientes cujos tumores estão muito avançados para o tratamento cirúrgico, mas não estão disseminados, a quimioterapia e a radioterapia concomitantes podem produzir um resultado melhor.

bottom of page