top of page
Medicina do Sono
Ronco e Apneia
A medicina do sono é a área que investiga o papel do sono na vida das pessoas e as consequências das perturbações no cotidiano do ser humano.
Entre as doenças do sono está a APNEIA DO SONO que pode atingir homens, mulheres e crianças e é caracterizada pela obstrução por alguns segundos (até 10s) da respiração, e geralmente é acompanhada pelo ronco.
Entre suas causas estão:
• Excesso de tecido na garganta, causado por excesso de peso, o que resulta em dificuldade de manter a mesma aberta quando relaxada.
• Adenoides e amígdalas maiores que o normal.
• Formato anatômico do pescoço e da cabeça dificulta a passagem de ar pela garganta.
• Relaxamento excessivo dos músculos da garganta e língua.
Os principais sintomas são sono não reparador, causando sonolência durante o dia, cefaleia durante o dia, irritabilidade, depressão, mudanças de personalidade, mudanças na voz, entre outros. Em longo prazo, a apneia pode contribuir para o desenvolvimento de doenças cardíacas, como a hipertensão.
O tratamento desse distúrbio varia de acordo com as causas, e as condições do paciente (obesidade, hipertensão, etc.). Para alguns casos de apneia obstrutiva leve ou moderada, existem dispositivos orais, que reposicionam a mandíbula ou que retém a língua em uma posição que favoreça a respiração. Outros tratamentos são: a Terapia com CPAP (utilização de uma máscara nasal ou facial que fornece o ar) ou mesmo a cirurgia.
bottom of page