top of page
Sinusites Odontogênicas
A sinusite odontogênica é uma inflamação da mucosa dos seios aéreos paranasais, que surge como resultado de um foco de infecção nos dentes. De uma maneira mais ampla, trata-se de uma doença dos seios da face causada como complicações de problemas dentários.
A principal causa da sinusite odontogênica está relacionada a infecções dentárias da arcada superior, sobretudo de dentes molares e pré-molares. Pode surgir após extrações dentárias, tratamentos de canais, implantes, exacerbação aguda de doença periodontal, osteomielite da mandíbula superior e cistos radiculares de supuração.
Entre os sintomas estão dor na bochecha ou sob o olho e, às vezes, na metade do rosto; nariz entupido de um lado, com uma sensação de peso ou desconforto; corrimento purulento da narina do lado onde há inflamação; dentes doloridos ao morder e queda da acuidade do olfato. A forma crônica da doença é caracterizada por ocorrência periódica de dor e sensação de plenitude nas bochechas e descarga frequente de uma cavidade nasal.
O tratamento da sinusite odontogênica envolve o otorrinolaringologista e o dentista. O otorrinolaringologista trata a sinusite com o objetivo de dar-lhe uma solução antibacteriana e antisséptica. O dentista trata ou remove o dente afetado, eliminando assim a fonte de infecção.
Para eliminar ou minorar os sintomas podem ser ministrados vasoconstritores nasais e fisioterapia.
bottom of page