DTM e bruxismo são a mesma coisa? Não, são problemas diferentes, mas um pode ter relação com o outro.
DTM é a sigla para Disfunção Temporomandibular, distúrbios e alterações relacionados à articulação da boca, que podem causar dores, desconfortos e até cansaço excessivo durante a mastigação.
Sintomas
Os pacientes que têm distúrbios na ATM costumam se queixar de dores de ouvido; dores de cabeça; dores ao mastigar alimentos ou ao bocejar; mandíbulas que saem do lugar ou ficam presas; desencaixe da mandíbula ao abrir e fechar a boca; mudanças na forma como os dentes superiores e inferiores se encaixam; sons articulares como estalidos e crepitação ao abrir e fechar a boca.
Bruxismo
Já bruxismo é uma desordem funcional caracterizada pelo hábito de apertar, ranger os dentes com muita força e de forma involuntária. Normalmente ele se manifesta à noite, durante o sono, mas em alguns casos pode ser observado também durante o dia
Pode ocorrer devido a fatores genéticos, neurológicos, respiratórios (como apneia do sono e ronco) ou pode estar relacionado a fatores psicológicos, como a tensão, o estresse e a ansiedade.
Ao mesmo tempo em que é sintoma destes problemas, o bruxismo também costuma causar outros: pode levar a dores nas articulações temporomandibulares, dores de cabeça e de ouvido, desgastes, trincamentos e fraturas dos dentes, dificuldades do sono, entre outros.
Fator de risco
O bruxismo e os distúrbios na ATM podem ocorrer ao mesmo tempo, mas com sintomas distintos.
Estudos indicam que pacientes com bruxismo do sono apresentaram um risco aumentado para a DTM dolorosa, em comparação com pacientes sem bruxismo.
Não é possível estabelecer uma relação de causa e efeito entre bruxismo e DTM. Mas percebemos o bruxismo como fator de risco relevante para as DTM.
O tratamento para cada condição depende de um diagnóstico bem feito, que avaliará a extensão dos danos provocados. Desta forma buscamos solucionar as causas e tratar as estruturas comprometidas por cada um dos problemas.
Comentarios