Você sabia que o sono é composto por 4 etapas?
O ciclo do sono acontece em fases, que vão de um sono leve até um sono profundo, cada uma delas, é responsável por uma atividade diferente e todas precisam ter uma alta qualidade para que nosso corpo descanse corretamente, prevenindo distúrbios e problemas futuros.
Entenda como funciona cada fase:
Fase 1
Equivalente a 10% de um ciclo de sono, essa fase corresponde aos 10 primeiros minutos, onde você adormece, mas pode despertar rapidamente, isso porque quando escurece, ocorre a liberação da melatonina no organismo, que induz a sonolência.
Algumas características desta fase incluem:
● Não perceber que já se está dormindo; ● A respiração vai se tornando mais lenta; ● É possível ter a sensação de que se está caindo.
Durante esta fase, os músculos ainda não estão relaxados e, por isso, a pessoa ainda se movimenta na cama e pode até abrir os olhos enquanto tenta adormecer.
Fase 2
Equivale 45% de um ciclo de sono. Na fase 2, diminui o ritmo cardíaco e respiratório, os músculos relaxam e a temperatura corporal baixa. É a fase do sono leve.
É uma fase na qual o corpo já se encontra relaxado e dormindo, mas a mente está atenta e, por isso, a pessoa ainda consegue acordar facilmente com alguém se mexendo dentro do quarto ou com um barulho na casa. Esta etapa dura cerca de 20 minutos e, em muitas pessoas, é a fase na qual o corpo passa mais tempo ao longo de todos os ciclos de sono.
Fase 3
Esta é a fase em que o metabolismo cai, o coração passa a bater em ritmo mais lento também, deixando a respiração mais leve e o corpo menos sensível a estímulos externos, como movimentos ou barulhos. Equivalente a 25% do ciclo, essa etapa é muito importante para a reparação corporal, pois a mente está desligada.
Fase 4
Essa é a fase chamada de sono “REM”, é a última do ciclo do sono, equivale a 20% do mesmo e inicia em média 90 minutos depois da pessoa adormecer. No REM, o ritmo cardíaco aumenta, a atividade cerebral é igual a de quando se está acordado, e é nesse momento que os sonhos acontecem.
Fique atento a nossas redes sociais e saiba mais sobre diversas curiosidades sobre o sono!
Comentarios