O estresse causa muitos impactos negativos em nossa saúde. Entre as áreas do nosso corpo mais afetada por esta condição está a articulação temporomandibular (ATM), que liga o osso do mandíbula ao osso do crânio. A ATM, uma das articulações mais complexas do corpo humano, é responsável por permitir o movimento de abrir e fechar a boca na mastigação, no bocejo e na fala, por exemplo.
Estudos indicam que quase 20% da população mundial, afetada pelo estresse, apresenta alguma disfunção bucal e maxilar. Os principais sintomas são estalos e dores ao abrir e fechar a boca. Mas, essa disfunção pode apresentar outros sintomas, como:
● Dores de cabeça e de ouvido;
● Pressão atrás dos olhos;
● Mandíbula travada;
● Desconforto e dores ao mastigar;
● Inchaço no rosto.
Ao perceber um desses sintomas, o paciente deve procurar um médico especialista, para tratar a disfunção e evitar o surgimento de novas complicações.
Como é o tratamento da DTM
A DTM pode possuir diferentes causas, mas quando relacionada ao estresse, seu tratamento pode exigir uma equipe multidisciplinar. Afinal, deve se tratar os sintomas e, também, a causa da disfunção em si.
Cada paciente pode exigir um tipo de tratamento diferente, com equipes distintas. Porém, alguns dos métodos mais comuns:
● Medicamentos analgésicos e relaxantes musculares;
● Quando acompanhada de bruxismo, o paciente pode usar placas de mordida
● Fisioterapia;
● Cirurgias;
● Dependendo da gravidade aplicação de próteses;
● Viscossuplementação para alívio de dores;
● Entre outros.
Você percebeu algum dos sintomas da ATM? Quer saber mais sobre os tipos de tratamento ou possui alguma dúvida? Deixe nos comentários que nós respondemos para você!
FONTE:
file:///C:/Users/Bruna%20Brum/Desktop/M%C3%BAsicas%20viagem/3171-19581-1-PB.pdf
Opmerkingen