top of page

Fadiga e sonolência diurna excessiva: qual a diferença?

Forte desejo de dormir, incapacidade de concentração, grande cansaço e pouca energia. Esses são alguns sintomas da fadiga e da sonolência diurna excessiva. Porém, mesmo que tenham sintomas parecidos, são duas condições diferentes que podem trazer consequências distintas para a qualidade de vida dos afetados.


Fadiga: o que é, sintomas e tratamentos


A Fadiga é caracterizada pela grande necessidade de descansar. Logo após a prática de exercícios físicos, uma situação de grande estresse ou períodos em que não foi possível descansar, a fadiga é considerada normal. Contudo, se essa sensação aumentar e não tiver relação com atividades que exigem grande esforço, ela pode ser um sintoma de algum distúrbio.


O tratamento é determinado conforme a causa, como anemia, diabetes, depressão, distúrbio do sono, câncer etc. Nos casos em que não foi identificada uma causa específica, o tratamento pode incluir fisioterapia, exercícios, acompanhamento psicológico e focar na melhora do sono.


Sonolência diurna excessiva: o que é, sintomas e tratamentos


Diferente da fadiga, que se caracteriza pelo cansaço, a Sonolência Diurna Excessiva (SED), ou Hipersonia, ocorre quando a pessoa não consegue se manter acordada ou alerta durante o dia. Nesses casos, o paciente sente uma enorme sonolência e sofre lapsos de sono, mesmo sem essa intenção.


Os fatores que causam essa sonolência diurna excessiva podem ter relação com algum distúrbio, como respiratórios do sono ou ciclo circadiano, que ocorre quando a pessoa possui dificuldades para dormir e se manter acordada, ou com outra doença, como a depressão.


O diagnóstico das causas dessa sonolência excessiva determinará o tratamento realizado. Em certos casos, o paciente deverá usar medicamentos e realizar acompanhamento psicológico.







12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page