top of page
Rogério Araújo

Não existe só um tipo de apneia!



Você sabia que existe mais de um tipo de #apneiadosono? Sim, e todas são prejudiciais à qualidade do nosso sono.


Para começar, vou explicar um pouco o que é a apneia: significa literalmente "sem ar" ou "parar de respirar". Quando nosso cérebro percebe a parada respiratória, dispara um sinal para você acordar. O paciente volta a dormir e o ciclo recomeça. Por isso, quem sofre de apneia não tem um sono reparador, sente-se cansado durante o dia, sem ânimo! E o pior, a apneia aumenta o risco de doenças graves como hipertensão, infarto, obesidade entre outras.


A apneia pode ser classificada em três tipos: obstrutiva, central e a mista:


  • Apneia Obstrutiva do Sono (AOS): ocorre em 84% dos casos de apneia do sono. O paciente tem paradas totais (apneias) ou reduções do fluxo (hipopneias) recorrentes das vias aéreas superiores durante o sono. Pode ser classificada como leve, moderada ou grave.

  • Apneia Central do Sono (ACS): pode ser causada por insuficiência cardíaca, lesão ou doença que envolva o cérebro (como tumores, AVC, infecção viral no cérebro). A via respiratória está aberta, mas o ar deixa de fluir para os pulmões, por falta de comunicação entre cérebro e corpo, resultando em interrupção da respiração.

  • Apneia Mista do Sono: existe uma combinação entre obstrução da via respiratória superior com a apneia central do sono.


Sintomas

De acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), 75% dos brasileiros relatam ter pelo menos uma queixa, sendo as mais comuns: sono leve e insuficiente, ronco e insônia. Mas quais desses sintomas estão realmente ligados a este distúrbio?


Outros sintomas relatados: cansaço, sonolências durante o dia, problemas de memória.


Se você está com esses sintomas, busque ajuda médica!


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page