Oficializada pelo (CFM) do Conselho Federal de Medicina em 2011, a medicina do sono é a área que identifica e trata os distúrbios do sono.
O médico do sono é submetido a uma avaliação da Associação Médica Brasileira (AMB) em parceria com a entidade de classe da sua formação inicial para atuar regularmente na medicina do sono.
Quais os distúrbios do sono podem ser identificados?
Problemas para dormir regularmente, falta de sono verdadeiramente repousante, sonolência excessiva diurna, movimentos indesejados, alterações respiratórias e roncos podem ser alguns dos sintomas que indicam que você precisa consultar um médico especializado em medicina do sono.
Os sintomas causados pela privação do sono podem se agravar, sem um acompanhamento médico. Em alguns casos, síndromes como apneia do sono e a insônia frequente podem aumentar as chances do desenvolvimento de doenças como a hipertensão e o diabetes.
Além de que, a má qualidade do sono pode afetar seu sistema imunológico e sua saúde geral.
O primeiro passo para um diagnóstico de transtorno do sono é a busca por ajuda desse especialista, que através do depoimento do paciente já pode ter a percepção de gravidade e solicitará alguns exames para fazer um diagnóstico completo, dentre eles, o mais comum, é a polissonografia.
Os distúrbios mais comumente identificados são:
- Insônia
- Apneia do sono
- Sonambulismo
- Sonolência Excessiva
- Síndrome das pernas inquietas
- Bruxismo
- Narcolepsia
- Paralisia do sono
Os tratamentos prescritos pelo médico do sono são feitos de acordo com cada paciente, podendo ser clínicos, através de medicamentos ou até mesmo cirúrgicos!
Você tem sintomas de distúrbios do sono? Fale conosco e agende sua consulta.
Comments