Quando um paciente descobre um nódulo no pescoço, vem a preocupação: será que esse nódulo é câncer, doutor?
Felizmente, na maioria dos casos, não!
Nódulos no pescoço são bastante comuns e podem ser causados por fatores diversos. Quando esses nódulos aparecem e depois somem, geralmente não estão relacionados a um câncer.
A causa mais comum de um nódulo palpável no pescoço é um gânglio linfático que cresceu devido a alguma infecção ou inflamação.
Esses linfonodos fazem parte do sistema de defesa do organismo, e aumentam quando o paciente tem infecções da pele, amigdalite ou infecções dentárias, por exemplo. Em poucas semanas eles costumam desaparecer.
Sinal de alerta
Atenção quando os nódulos no pescoço persistem por 3 semanas ou mais. Nesses casos, a presença de um caroço (nódulo) no pescoço, na mandíbula ou boca pode ser sintoma de um câncer.
Na parte anterior do pescoço pode significar o surgimento de um tumor na tireoide (importante lembrar que cerca de 95% dos nódulos na tireoide costumam ser benignos).
Já o inchaço em um gânglio linfático do pescoço é um sintoma comum do câncer de cabeça e pescoço, principalmente de boca, garganta ou glândulas salivares.
Quando um caroço no pescoço está relacionado a um câncer costuma ter sintomas associados como:
– dor de garganta;
– diminuição do apetite;
– dificuldade para engolir;
– febre e cansaço;
– alteração na voz.
Se tiver dúvida, procure um médico e faça um diagnóstico completo.
Referências
https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/nodulo-no-pescoco
https://www.tuasaude.com/caroco-no-pescoco/
Comments