Os tumores odontogênicos são neoplasias benignas (formação de massa anormal no tecido), desenvolvidas na mandíbula e no maxilar superior (maxila). Suas causas ainda não são completamente conhecidas e, em grande parte, as lesões não apresentam sintomas, causando uma demora no diagnóstico. Porém, quando presentes, os principais sintomas são:
● Dor e ulceração intra-oral;
● Crescimento tecidual intra-oral;
● Expansão óssea;
● Movimentação ou perda de dentes;
● Exoftalmia, condição rara em que há uma projeção ocular;
● Assimetria facial.
Os tumores odontogênicos são classificados em:
Ameloblastoma (Epitelial)
Representa 10% dos tumores odontogênicos em geral. É caracterizada pelo crescimento lento e contínuo, principalmente, na região da mandíbula. Quando não diagnosticado e tratado, esse tumor pode destruir tanto o osso quando o tecido mole da região.
Mixoma (Mesenquimal)
Por sua vez, o mixoma representa de 3 a 6% dos casos. Este tumor se desenvolve, geralmente, nas áreas molares e pré-molares da mandíbula e na maxila. Sua lesão imita a polpa dental. Ocorre, principalmente, em pessoas entre 10 a 30 anos de idade e, em alguns casos, pode causar dor.
Odontoma (Misto)
É o tipo mais frequente de tumores odontogênicos, representando 70% dos casos. O odontoma é classificado em compostos, quando se originam a partir de uma proliferação exagerada da lâmina dentária, e complexos, quando os tecidos dentais estão desordenados.
Diagnóstico e tratamento
Por, na maioria dos casos, não apresentar sintomas, os diagnósticos dos tumores odontogênicos são realizados quando estes já estão em um tamanho e grau avançado. Assim, ao sinal de qualquer alteração é importantíssimo que se busque orientação médica. Afinal, dependendo do grau e da área afetada o diagnóstico pode ser puramente clínico e radiográfico.
O tratamento, por sua vez, implica na remoção do tumor e, dependendo da lesão e da área afetada, pode ser necessária a realização de um procedimento para reconstrução.
Aqui na Otorrinolife, nossos especialistas são qualificados para a realização do diagnóstico, do tratamento e da reconstrução da área operada. Notou alguma anormalidade? Então, entre em contato!
Fontes:
Comments