Aftas incomodam bastante, não é? Sua presença frequente ou aftas que não saram chamam a atenção e precisam ser investigadas. Mas o que pode ser?
Podemos estar diante de quadros infecciosos virais (como herpes, por exemplo), estomatites, doenças reumatológicas, doença de Crohn ou deficiências de vitaminas.
Outra possibilidade é o câncer. O câncer de boca pode se apresentar com uma lesão bem parecida com uma afta. Uma diferença é em relação à dor, que normalmente não costuma estar presente nos casos de câncer.
Sintomas
Para saber exatamente a causa das aftas recorrentes, é importante investigar os sintomas associados, como perda de peso, alterações em pele e articulações, alterações no funcionamento intestinal, entre outros.
A afta costuma ser branca ou amarelada, rodeada por uma área vermelha. Normalmente desaparece em até duas semanas, mesmo sem qualquer tratamento.
Já a afta causada por um tumor maligno não cicatriza: permanece por mais de 15 dias e sua tendência, em parte dos casos, é de piora, ou seja, a área afetada aumenta.
Outra característica que pode indicar um diagnóstico mais grave é o fato de que ela é indolor. A ausência de dor acontece nos estágios iniciais da doença (fase em que, se descoberto, o tumor tem 80% de chances de cura, segundo informações do Inca), por isso é importante buscar um especialista assim que se constatar sinais dessa natureza.
O câncer de cabeça e de pescoço corresponde a 3% de todos os tipos de câncer e compreende os tumores que se originam na região da boca e suas estruturas internas, nos seios da face, na laringe, na faringe e na tireoide.
Se você tem uma afta ou lesões na boca que não saram, uma consulta detalhada é muito importante! 🧐. Procure um médico de confiança!
Comments