top of page
Rogério Araújo

Cirurgia robótica a laser: entenda essa nova opção para tratar a Apnéia do Sono


Dormir bem é essencial para a saúde. O sono é responsável pelo descanso da mente, da musculatura, da respiração e do coração. Durante o sono nosso corpo libera hormônios essenciais como o hormônio do crescimento e o hormônio da saciedade.


Uma doença que atrapalha o sono de muita gente é a Apneia Obstrutiva do Sono. No mundo, calcula-se que de 3% a 7% dos adultos tenham a doença, que pode ser causada por algum tipo de obstrução nas vias aéreas.


Apneia significa literalmente "sem ar" ou "parar de respirar". Assim quem tem o problema sofre com obstruções repetitivas da garganta.


O que ocorre é que nossa garganta é estreita e quando dormimos relaxamos a musculatura. A língua se desloca para a parte posterior da mandíbula, atrapalhando ou obstruindo a passagem do ar.


Quando nosso cérebro percebe a parada respiratória, dispara um sinal e a pessoa acorda. O paciente volta a dormir e o ciclo recomeça. Por isso, quem sofre de apneia não tem um sono reparador, sente-se cansado durante o dia, sem ânimo! E o pior, a apneia aumenta o risco de doenças graves como hipertensão, infarto, obesidade entre outras.


Robótica com laser de CO2

O cirurgião da cabeça e do pescoço é o especialista capaz de definir o melhor tipo de tratamento avaliando cada caso individualmente.


Uma abordagem recente para tratar a apneia é a combinação da cirurgia robótica com o novo Duo Laser de CO2.


O corte do tecido é mais preciso, ocorre menos sangramento, menos edema (inchaço) e há uma cicatrização mais rápida. A explicação está na temperatura mais baixa do laser de CO2, que reduz os traumas e facilita a cicatrização.


Pós-cirúrgico

É um tratamento inovador, feito com o auxílio de um robô cirurgião, que permite uma série de vantagens: realização de cirurgias em locais de difícil acesso; movimentos precisos e também visão tridimensional da área a ser operada.


Além de ser menos invasiva, a cirurgia robótica é mais segura, reduzindo os riscos de infecção e tempo de recuperação.


Após fazer esse tipo de procedimento alguns cuidados são necessários, como a dieta leve, líquido-pastosa, durante cinco dias. A temperatura dos alimentos não pode ser quente.


Referências

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page