A disfunção da articulação temporomandibular (DTM) ocorre quando há uma alteração ou funcionamento anormal da articulação temporomandibular (ATM).
A ATM é formada por diversas estruturas como tecidos ósseos, disco articular, músculos, ligamentos que permitem os movimentos de abertura e fechamento da boca.
A Academia Americana de Dor Orofacial define a DTM como um conjunto de distúrbios que envolvem os músculos mastigatórios, a ATM e estruturas associadas.
Causas
Ainda não se sabe ao certo a causa da DTM, mas observamos que alguns hábitos podem aumentar o risco do paciente ter esse problema: ranger os dentes, roer as unhas , mascar chiclete. Acidentes, predisposição genética e estresse também podem desencadear a DTM.
Sintomas
Os sintomas mais frequentes relatados pelos pacientes com DTM são dores na face, na articulação ou nos músculos mastigatórios. Também são comuns sintomas como zumbido, dores de cabeça, na nuca, nos ouvidos, tonturas, estalidos durante a abertura e fechamento da boca, dificuldades para abrir ou fechar a boca, entre outros.
Essas disfunções também podem gerar alterações funcionais, que comprometem a função mastigatória, a deglutição ou fala.
Diagnóstico
É feito por um dentista por meio de exames clínicos, com avaliação das áreas afetadas.
Exames como ressonância magnética e tomografia podem ser solicitados para se ter mais precisão no diagnóstico.
Atualmente temos sistemas que permitem análise completa e detalhada das ATMs por meio da imagem 3D gerada por tomógrafos.
Alguns softwares específicos geram imagens que nos dão uma visão por diferentes ângulos, o que nos permite entender melhor a disfunção da ATM, com maiores possibilidades de resolvê-la.
Tratamento
Existem diversos tratamentos. A indicação será feita conforme as causas individuais. Entre as formas de tratar a DTM temos: placas de mordida (indicadas para pacientes que costumam ranger os dentes enquanto dormem); medicamentos (conforme prescrição médica); uso de toxina botulínica.
A fisioterapia para ATM, com uso de ultrassom e laser, pode melhorar a cicatrização dos tecidos e a mobilidade.
A cirurgia bucomaxilofacial é indicada em casos mais graves e o procedimento deve ser realizado por um cirurgião craniomaxilofacial capacitado.
Comments