Sentiu um estalo na mandíbula? Isto pode acontecer quando estamos mastigando ou bocejando.
Os estalos indicam que há uma alteração estrutural ou funcional da mandíbula, relacionada com articulação temporomandibular (conhecida como ATM).
Os estalos podem ser causados por maus hábitos como mascar chiclete ou roer as unhas e também por estresse emocional, tensão muscular, bruxismo e doenças sistêmicas.
Disfunções
Para você entender por que isso acontece, é importante explicar o funcionamento da
Articulação Temporomandibular: esta é uma área de união entre mandíbula e crânio que nos permite realizar movimentos de abrir e fechar a boca e mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados.
Além da estrutura óssea, existe um disco articular cartilaginoso, que facilita o deslizamento do osso da mandíbula e evita que ele entre em atrito com o osso do crânio.
Assim, chamamos de disfunção da ATM tudo que impacta o bom funcionamento dessa articulação. Quando o paciente não consegue realizar os movimentos adequadamente, ela apresenta este problema.
A causa, em geral, está no mau posicionamento do disco articular. Ele pode ter sido desgastado, ter saído do lugar ou estar impossibilitando a plena movimentação da mandíbula.
É comum o bruxismo, hábito de ranger ou apertar os dentes durante o sono, estar associado ao desgaste da articulação temporomandibular.
Tratamentos
Existem inúmeros tratamentos que podem ajudar a controlar a dor e a recuperar a funcionalidade do disco articular (estrutura que evita o atrito entre os ossos da mandíbula).
Placas de acrílico podem ser utilizadas no tratamento e há, ainda, procedimentos de reabilitação orofuncional.
A cirurgia também é uma possibilidade, mas só costuma ser indicada em casos específicos.
Para melhorar o quadro de pacientes que sofrem com bruxismo e outras disfunções que impactam a articulação temporomandibular também podem ser indicados tratamentos que ajudem a controlar o estresse.
Procure um especialista se sentir esse incômodo!
Referências
Commenti