Você sabia que o câncer de cabeça e pescoço é o 5º tipo com maior incidência no mundo. No Brasil, o câncer de boca ocupa a 5º posição entre os homens e o 13º entre as mulheres.
O número de casos novos de câncer da cavidade oral esperados para o Brasil, para cada ano do triênio 2020-2022, será de 11.180 casos em homens e de 4.010 em mulheres (INCA, 2020). Entre os homens, o tumor mais comum é o de boca, enquanto entre as mulheres é o de tireoide.
Em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são cerca de 1,5 milhão de novos casos de câncer de cabeça e pescoço a cada ano. E cerca de 460 mil mortes.
Entre os sintomas do câncer de cabeça e pescoço estão o aparecimento de nódulos, feridas que não cicatrizam, dor de garganta que não melhora, dificuldade para engolir, alterações na voz ou rouquidão.
Tipos
Mas você sabe quais são os principais tipos de câncer de cabeça e pescoço?
O mais comum é o câncer de boca, que pode atingir lábios, língua, gengiva, bochecha, céu da boca, entre outras regiões. Tabagismo e consumo excessivo de álcool são os principais fatores de risco.
Diversos sinais podem indicar a condição: feridas que não cicatrizam, manchas vermelhas ou brancas, dor de garganta, rouquidão, dificuldade para engolir alimentos, perda de dentes. O importante é passar pela avaliação de um especialista o quanto antes.
Outro tipo bem comum é o câncer de tireoide, que atinge três vezes mais mulheres que homens. O nódulo no pescoço é o sintoma mais visível e os tipos mais comuns são os carcinomas papilífero, folicular, medular e o anaplásico.
Afeta a glândula da tireoide, responsável por produzir hormônios que regulam a função do coração, cérebro, fígado e rins;
As causas não estão bem definidas, mas são considerados fatores de risco a exposição à radiação, dieta com excesso de iodo ou a presença de síndromes hereditárias (mutação genética que pode atingir uma família). Já o câncer de paratireóide, mais raro, atinge glândulas endócrinas pequenas, localizadas atrás da tireoide na região do pescoço.
Conheça outros tipos de câncer de cabeça e pescoço :
Câncer de faringe – acomete a região da garganta, por onde passam os alimentos e o ar inalado pelo nariz;
Câncer de laringe – atinge a região da garganta onde se localizam as cordas vocais;
Câncer de Glândulas Salivares – afeta as estruturas responsáveis pela produção da saliva. Em cerca de 70% dos casos começa na parótida, localizada abaixo e à frente das orelhas.
Câncer na base do crânio – causa sintomas como obstrução nasal, sangramento nasal, alterações visuais ou dor de cabeça.
Outros tipos mais raros, mas que também atingem a região da cabeça e do pescoço são o câncer na cavidade nasal e seios paranasais.
Tratamento
Um dos maiores avanços que tivemos nos últimos anos foi o uso da cirurgia robótica para tumores da cabeça e do pescoço. A cirurgia transoral robótica (TORS) traz vantagens importantes como a redução de deformidades estéticas, redução de tempo de internação, retorno mais rápido às funções de fala e deglutição e redução da necessidade de quimioterapia ou radioterapia no pós-operatório.
Essas vantagens podem ser explicadas pela capacidade da ferramenta robótica de aumentar em até 10 vezes a imagem do local a ser operado, maior precisão pelo uso de instrumentos que filtram tremores e, principalmente, pela possibilidade de reproduzir movimentos executados pelas mãos do cirurgião por meio de braços miniaturizados, que conseguem acessar locais restritos (como a boca, por exemplo).
Σχόλια