top of page
Rogério Araújo

Mitos e verdades sobre o Câncer de Cabeça e Pescoço


O câncer da cabeça e do pescoço inclui tumores localizados em regiões como boca, língua, gengivas, amígdalas, faringe, laringe, tireóide e seios paranasais.


Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) nos mostram que esses tumores atingem anualmente cerca de 36 mil brasileiros.


Mas o pior é que, em média, 60% dos casos são diagnosticados já em estágio avançado. Isso pode representar perda significativa da qualidade de vida durante e após o tratamento. E sequelas temidas, como comprometimento da fala.


Assim como praticamente todos os tipos de câncer, quanto mais cedo descoberto, maiores são as chances de cura.


Os primeiros sinais do câncer de cabeça e pescoço podem ser lesões na boca que não cicatrizam em 15 dias, dificuldades e dor ao engolir, dor de garganta persistente e aparecimento de nódulos no pescoço.


Percebo, infelizmente, que ainda existem mitos relacionados à doença. Nesses casos, a informação correta é o melhor remédio. Por isso, selecionei 7 mitos e verdades sobre tumores de cabeça e pescoço. Confira:


1. O câncer de cabeça e pescoço sempre apresenta sintomas.

MITO – Durante os estágios iniciais a doença pode ser assintomática. Também é comum que os pacientes sejam induzidos ao erro, confundindo sinais da doença com enfermidades comuns, como aftas ou faringite.


2. Existe prevenção para estes tumores.

VERDADE – Sim, são tumores que podem ser evitados, em muitos casos, com mudanças nos hábitos de vida. Tente manter um peso corporal adequado, tenha uma dieta rica em frutas, verduras e legumes, mantenha a higiene bucal, evite o tabagismo e o consumo de álcool em excesso, e usar camisinha ao praticar sexo oral.


3. A infecção pelo HPV é um fator de risco para a doença.

VERDADE – Nos últimos anos percebemos que aumentaram os casos de câncer na região orofaringe (base da língua, amígdalas e parte lateral e posterior da garganta) devido à transmissão do HPV, principalmente entre jovens. Nesses casos, a prevenção é possível tanto pela vacinação contra o HPV quanto pela adoção de práticas sexuais seguras.


4. Enxaguantes bucais têm relação com a formação de tumores na boca?

VERDADE - Por conter álcool em sua composição, a substância pode aumentar a incidência de câncer. Isso ocorre com o uso diário e em longo prazo, pois o álcool pode eliminar bactérias protetoras da boca e facilitar a proliferação de substâncias maléficas ao organismo.


5.Caso seja necessário retirar a laringe devido a um tumor, o paciente perde a capacidade de falar.

MITO - No caso de retirada da laringe o paciente pode conseguir se comunicar por meio de outros mecanismos ao passar por reabilitação com fonoaudiólogo. Entre os recursos que podem ser utilizados estão a prótese traqueosofágica e a eletrolaringe. Além disso, há pacientes que aprendem a usar a voz esofágica, técnica em que o som é produzido pelo esôfago.

6. Todo nódulo na tireoide é câncer.

MITO - Na verdade a grande maioria (95%) dos dos nódulos que aparecem na tireoide são benignos. Mesmo assim, a avaliação médica é imprescindível.

7. Hipotireoidismo e hipertireoidismo podem causar câncer de tireoide?

MITO - O hipertireoidismo (produção em excesso de hormônios) e hipotireoidismo (queda no nível de hormônios produzidos) não têm relação com o câncer de tireoide.


Referências

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page