top of page
Rogério Araújo

O que são tumores benignos de cabeça e pescoço



O #tumorbenigno é um crescimento celular anormal em qualquer parte do corpo. Essas células crescem lentamente. São semelhante às células normais, não invadem os tecidos vizinhos nem desenvolvem metástases.


Já os tumores malignos são considerados câncer pois as células do organismo passam a se replicar de maneira desordenada e descontrolada. Costumam crescer rapidamente e podem se espalhar pelo corpo, invadindo tecidos vizinhos.


Cabeça e pescoço

Os tumores benignos da cabeça e do pescoço ocorrem principalmente na faringe, laringe, músculos, nervos, tecido de gordura, gânglios linfáticos e na tireóide.


Sintomas

Um tumor benigno pode manifestar sinais como: nódulos, sangramentos, dor de cabeça, tontura, problemas na visão, dores e desconfortos locais, dificuldades para respirar.


Risco

É importante explicar que nem sempre esses tumores trarão risco para a saúde. Alguns tipos, no entanto, precisam ser retirados, dependendo do local em que crescem, ou da chance de se tornarem malignos.


Para descobrir se aquele tumor oferece risco são necessários exames.

Os principais são: ultrassonografia, tomografia ou ressonância magnética, para avaliar o tamanho do tumor benigno e a biópsia para avaliar o tipo de células que compõem aquele tumor.


Um cirurgião da cabeça e pescoço é o especialista indicado para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado para cada caso.



Referências


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page