A íngua é um carocinho que pode aparecer em qualquer lugar do nosso corpo. Funciona como defesa de nosso organismo, indicando que há alguma infecção (amigdalite ou infecções dentárias, por exemplo).
Em poucas semanas a íngua costuma desaparecer. Se ela não sumir, crescer e endurecer, fique atento! É hora de procurar um médico.
Íngua ou câncer: como saber?
Quando benignas, as ínguas não alteram o tamanho, doem e somem em poucas semanas.
Já os nódulos no pescoço que persistem por mais de um mês devem ser avaliados por um especialista.
Nesse caso a presença de um caroço (nódulo) no pescoço, na mandíbula ou boca pode ser sintoma de um câncer.
Veja alguns tipos de tumores que podem estar associados ao aparecimentos de caroços ou nódulos:
- Um caroço na parte anterior do pescoço pode significar o surgimento de um tumor na tireoide, sendo que cerca de 95% dos nódulos na tireoide costumam ser benignos.
- O inchaço em um gânglio linfático do pescoço é um sintoma comum do câncer de cabeça e pescoço, principalmente de boca, garganta ou glândulas salivares.
- O linfoma é um tipo de câncer que provoca tumores nos linfonodos. Os tumores podem atingir todas os gânglios linfáticos ou apenas um linfonodo. Podem, ainda, se espalhar pelo corpo. Existem dois tipos de linfoma: o Hodgkin e o não-Hodgkin. O Hodgkin é mais fácil de curar.
Quando um caroço no pescoço está relacionado a um câncer costuma ter sintomas como: dor de garganta; diminuição do apetite; dificuldade para engolir; febre e cansaço e alteração na voz.
Somente a biópsia do gânglio pode comprovar o diagnóstico de um câncer. O tratamento para todos os tipos de cânceres depende de cada paciente, tumor e fase da doença.
Em resumo, os tratamentos são: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, drogas biológicas e imunoterapia.
Commentaires