A articulação temporomandibular (ATM), que liga a mandíbula ao crânio, é considerada a mais complexa das articulações do corpo humano.
Quando a ATM não está funcionando bem pode levar a alterações estruturais e funcionais que chamamos de Disfunção Temporomandibular (DTM).
Uma das formas de tratar a DTM é com a viscossuplementação. Essa é uma técnica minimamente invasiva feita a partir de injeção intra-articular de Hialuronato de Sódio, um derivado do ácido hialurônico. O objetivo é lubrificar a superfície articular, diminuir a dor e melhorar o funcionamento mecânico da articulação.
Benefícios comprovados
A viscossuplementação é uma técnica utilizada pela ortopedia e pela reumatologia para dores em outras articulações do corpo, como mãos e joelhos. A técnica apresenta baixo custo e benefícios comprovados cientificamente na melhoria dos sintomas das disfunções temporomandibulares, bem como no seu tratamento.
A Sociedade Brasileira de DTM e Dor Orofacial (SBDOF) elaborou um parecer sobre o uso do ácido hialurônico no tratamento da DTM articular:
“conclui-se que a viscossuplementação da Articulação Temporomandibular (ATM) com o Hialuronato de Sódio apresenta evidência com força e grau de recomendação suficiente para declarar sua segurança no tratamento de diversas condições que afetam as ATMs, desde que administrado por profissionais capacitados para um correto diagnóstico e para os procedimentos operatórios que envolvem o uso dessa técnica.”
Estudos recentes confirmam que a viscossuplementação aplicada às DTMs é eficaz. Por isso, é um procedimento que vem ganhando espaço.
Como funciona
O ácido é infiltrado na ATM para resgatar a lubrificação dessa região. A substância age melhorando a qualidade e a quantidade do líquido sinovial, que nutre e lubrifica as articulações do rosto.
A duração da aplicação é rápida, leva em torno de 15 minutos.
Depois do procedimento, os pacientes podem sentir uma dor leve, que costuma passar em menos de uma hora.
Quanto mais precocemente a DTM for diagnosticada, melhores os resultados do tratamento.
Além da viscossuplementação existem uma série de recursos para tratar as DTMs, como medicamentos (anti-inflamatórios, relaxantes musculares, antidepressivos específicos para o controle da dor), fisioterapia, placas de mordida e acupuntura, entre outros.
Comments