top of page
Rogério Araújo

Boca “travada”? Esse desconforto pode estar sendo causado por uma disfunção!

Muitos pacie

ntes me perguntam o que fazer quando acordam com a mandíbula travada. A maioria relata que não conseguem abrir a boca totalmente.


A mandíbula travada, em geral, é um sinal de um problema chamado disfunção temporomandibular (DTM). Essa disfunção afeta a articulação responsável pela ligação entre o maxilar e o osso temporal do crânio, a articulação temporomandibular (ATM).


Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano. Por ser bastante flexível é responsável por todos os movimentos da mandíbula: para frente, para trás e para os lados.

A DTM ainda é pouco conhecida. Pode se manifestar em qualquer idade, mas costuma afetar principalmente mulheres entre 20 e 40 anos.


Localizada atrás da bochecha e perto do ouvido, a articulação temporomandibular liga a mandíbula ao crânio. Ela é responsável pela fala, pela deglutição e pela mastigação. E devido justamente a esse excesso de trabalho que ela pode se desgastar ou falhar, causando a DTM.


O maxilar travado ou deslocado é um dos sintomas de DTM. Esse travamento é muito incômodo, pois impede que a pessoa movimente a articulação.


Um dos motivos do travamento é o deslocamento do disco articular, situado entre um osso e outro da articulação.


Problemas internos na ATM, estresse, traumas e bruxismo costumam estar associados a esse quadro. A tensão muscular decorrente compromete a movimentação da região.


Sensibilidade, dificuldade ou impossibilidade de abrir a boca e estalidos no local costumam estar associados ao maxilar travado.


O que fazer?

Não force a abertura da boca. Você pode até conseguir destravá-la, mas é arriscado.

A orientação é procurar um médico ou dentista para fazer o tratamento adequado. Para aliviar o incômodo, você pode fazer compressas de água quente e movimentar o maxilar com cuidado.


Disfunção temporomandibular

Existem vários sinais e sintomas que caracterizam a Disfunção Temporomandibular. Eles podem variar de paciente para paciente, mas os mais comuns são:


- Dores de cabeça

- Dor na face e próximo ao ouvido

- Dificuldade, dor ou limitação para abrir a boca

- Ruídos ou estalos ao bocejar, abrir a boca ou mastigar alimentos

- Dor nas ATMs

- Dor na musculatura da face

- Desvio da mandíbula na abertura bucal ampla

Zumbido no ouvido, dor na musculatura cervical e outros também podem estar presentes.

As dores variam de localização e podem irradiar para outros locais.

É muito importante fazer um correto diagnóstico para propor o melhor tratamento para o seu caso.



Referências


https://simpatio.com.br/mandibula-travada/


https://blog.qualimplan.com.br/maxilar-travado/


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page